(17) 3211-2900
uniradio@terra.com.br

Radioterapia Conformacionada Tridimensional (3D)

A Radioterapia Conformacionada em 3D (tridimensional) traz novos horizontes para o paciente com câncer de próstata, aumentando sensivelmente os índices de cura.

É o tratamento que mais evoluiu nos últimos anos, e o que melhor resultado oferece.

A Radioterapia Conformacionada é realizada com irradiações ionizantes e radioterapia, a partir de imagens tridimensionais da próstata com tomografia computadorizada, que localizam tridimensionalmente o tumor.

Essas imagens através de um sistema chamado Dicom são transportadas para o sistema de planejamento radioterápico, e desta forma, pode-se observar e constatar o tamanho, forma e dimensão do tumor em vários cortes (slices).

Planejamento radioterápico

O planejamento radioterápico é feito basicamente para que, somente o tumor e toda sua extensão sejam irradiados, e que os órgãos vizinhos não recebam a irradiação.

O paciente praticamente não tem efeitos colaterais, podendo trabalhar durante todo o tratamento, e o que é muito importante, garantindo chances mínimas de impotência sexual e/ou incontinência urinaria.

A radioterapia Conformacionada é indicada nos casos iniciais, em casos onde a cirurgia tem suas indicações, e nos casos intermediários e no pós-operatório, sendo que com menores efeitos colaterais, e melhores resultados.

Com a radioterapia, as chances de cura são maiores com menos efeitos colaterais.

Comments are closed.