(17) 3211-2900
uniradio@terra.com.br

Radioterapia de Intensidade Modulada do Feixe (IMRT)

Já está disponível na URRMEV, a Radioterapia de Intensidade Modulada do Feixe, também conhecida como IMRT (Intensity Modulated Radiation Therapy). Trata-se de uma tecnologia de alta precisão, que permite isolar perfeitamente a área do tumor a ser tratada, possibilitando o aumento da dose de radiação, com menor efeito sobre as células sadias (tecidos adjacentes saudáveis), o que faz aumentar a chance de cura do paciente, diminuindo bastante a toxicidade.

A radioterapia de intensidade modulada (IMRT) é indicada em casos de câncer de próstata, mama, tumores cerebrais, cabeça e pescoço, pâncreas, tireoidianos, vias biliares, reto, colo de útero e sarcomas.

Outra vantagem deste equipamento é que a tecnologia reduz drasticamente os efeitos colaterais, como por exemplo, a retite actínica (no câncer de próstata) e a perda de função da glândula parótida (nos cânceres de cabeça e pescoço).

Tratamento

O passo inicial para o tratamento é fazer a aquisição de imagens da região do tumor por tomografia. Depois, o médico informa ao programa de computador qual a dose mínima e máxima que devem ser aplicadas, e o nível de tolerância das células sadias. Um programa de computador específico ajusta as informações, modificando a intensidade de feixes em cada ponto da região, às doses definidas pelo médico.

O computador realiza milhares de cálculos específicos de dose através de um volume de tratamento proposto em um número maior de campos, que o previamente realizado na terapia tridimensional.

O equipamento é composto por:

* Sistema de Gerenciamento ARIA – administra todo o fluxo de informações e imagens. Nele são armazenadas as informações relativas ao agendamento nas diferentes etapas do tratamento, no qual um único registro de paciente proporciona todo o controle da informação;
* Eclipse – sistema de planejamento computadorizado;
* Multileaf - modula o feixe de radiação;
* Workstation 4D - estação de trabalho de computadores com potência da cálculo.

Comments are closed.