(17) 3211-2900
uniradio@terra.com.br

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose

A Urrmev já está realizando a Braquiterapia de Alta de Taxa de Dose para o tratamento do câncer de próstata e de cânceres ginecológicos.

No Brasil, poucos centros médicos disponibilizam esse tratamento de tecnologia avançada.

Entre as várias vantagens desse procedimento radioterápico destaca-se a rapidez do tratamento, de um a dois dias, enquanto a radioterapia externa tem duração de 36 à 40 dias úteis.

O tratamento é localizado, causando menores efeitos colaterais, proporcionando uma dose mais alta no tumor, e oferecendo melhores índices de cura.

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose é rápida e eficaz

O procedimento é mais preciso, levando a radiação ao alvo determinado, retirando erros de movimentação interna dos órgãos (Peristalse:movimento das alças intestinais) e de movimentação externa da reprodutividade diária.
A braquiterapia é um tratamento rápido e eficaz que traz altos índices de cura, com baixos efeitos colaterais em órgãos vizinhos (reto, bexiga e uretra). Além disso, o procedimento é indolor, pois é feito com anestesia, e os efeitos colaterais são baixos.
No caso de um reforço de tratamento, após uma radioterapia conformacionada tridimensional, realizada em 22 dias úteis, o paciente recebe duas inserções da braquiterapia em um único dia, com a permanência das agulhas por 10 horas, no caso do câncer de próstata.

É um procedimento quase ambulatorial, onde o paciente vai chegar pela manhã, e ser liberado no final da tarde, quando receber o reforço da dose (Boost).

Sobre a Braquiterapia

- "Brachys" vem do Grego, quer dizer: perto, logo. A braquiterapia coloca a fonte radioativa perto do tumor ou dentro da área tumoral, permitindo um tratamento mais localizado e preciso.
- O elemento radioativo usado em Rio Preto é o Irídio 192, importado a cada 3 a 4 meses, por sofrer decaimento.
- Hoje, com a alta tecnologia através de planejamentos tridimensionais (Vitesse, Brachivision), o paciente recebe doses bem distribuídas e evita a radiação de órgãos vizinhos, oferecendo uma curabilidade alta e baixo índice de efeitos colaterais.
- O procedimento é utilizado para tratar tumores de próstata, ginecológicos, mama, tumores de "partes moles" e outras localizações.

Comments are closed.